Corpo Docente

Professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores

Doutora em Física – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Interessa-se por propostas relacionadas a alfabetização científica e história da ciência, orientadas por vertentes teóricas do sócio interacionismo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0263132634838418

E-mail: anabispo@uepb.edu.br

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Literatura Brasileira – Universidade Federal de Alagoas, Pós-Doutor em Ciência da Literatura – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Prof. Antonio de Pádua Orienta pesquisas que proponham o ensino de leitura com base nos letramentos sociais e de escrita para as competências. Interessa-se também por propostas que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita na educação básica ou que problematizem e apontem soluções para as avaliações de conteúdos escolares.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0126320966063169

E-mail: magister.padua@hotmail.com

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O Prof. Antônio Roberto Faustino da Costa orienta projetos e pesquisas nos seguintes campos de investigação/intervenção: educação e comunicação; tecnologias de informação e comunicação, tecnologias educacionais e educação a distância; políticas educativas e formação inicial e continuada de professores; práxis educativo-coletiva.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7402346165525365

E-mail: robertofcosta@uol.com.br

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Letras – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0181025251506730

E-mail: dio_maciel@hotmail.com

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Orienta pesquisas que tratam sobre gêneros acadêmicos orais e escritos, formação de professores, processo ensino e aprendizagem em escrita e leitura, letramento, ações educativo-culturais em arquivos, currículo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3267723385743006

E-mail: professoraeliete@hotmail.com

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Educação – Universidade de São Paulo (USP)

O Prof. Fábio Marques de Souza desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar. Orienta também pesquisas qualitativas de   cunho   etnográfico   que  visem   compreender e potencializar o papel da mediação, com o auxílio de diferentes tecnologias (cinema, diversas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação, dentre outras), do processo de ensino-aprendizagem e/ou da formação (inicial e continuada) de professores (preferencialmente, mas não exclusivamente) de línguas estrangeiras/adicionais para os letramentos múltiplos, bem como o estudo a respeito das crenças que permeiam este processo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1753039621977042

E-mail: fabiohispanista@gmail.com

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A Prof.ª Fabíola Mônica da Silva Gonçalves orienta temas ligados a relação pensamento e linguagem relacionadas às práticas sociais de leitura, de letramento e de processos de compreensão de gêneros textuais. Assume a perspectiva sociointeracionista de linguagem e de língua a partir do dialogismo bakhtiniano e a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como subsídio teórico-metodológico para estudos voltados ao trabalho do professor. Assume perspectivas de leitura compatíveis com a linguística enunciativa e discursiva com ênfase em metodologias colaborativas de pesquisas que venham a contribuir com a formação inicial e continuada de professores e com processos de desenvolvimento e aprendizagem do leitor integral.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6605154818579119

E-mail: francesfabiola@gmail.com

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

O Prof. João Batista Gonçalves Bueno Orienta projetos de pesquisa que procurem investigar questões relativas a temas, problemas e interpretações relativos às articulações, interconexões, tensões e sensibilidades engendradas pelas produções de práticas de ensino na escola básica, contextualizando-as à luz das contribuições teóricas que privilegiam em suas reflexões a história dos currículos, das disciplinas escolares e das práticas de leitura textual e iconográfica dos livros didáticos. Além disso, orientará projetos que objetivam desenvolver a Educação patrimonial para a preservação do patrimônio Histórico Cultural da Paraíba as quais sejam articuladas a investigações que propõem o desenvolvimento de materiais didáticos que discutam às temáticas locais e regionais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6943428946275470

E-mail: joaobgbueno@hotmail.com

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Recursos Naturais – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

A prof.ª Josandra Araújo Barreto de Melo orienta pesquisas que abordem as temáticas socioambientais e o ensino de Geografia, numa perspectiva crítica e participativa, possibilitando a construção de valores cidadãos pelos alunos da educação básica, bem como a articulação entre as diversas escalas geográficas, de forma a dar significado aos conteúdos curriculares. Interessa-se, também, por projetos de pesquisa que utilizem diferentes linguagens disponíveis para o ensino – de diversas disciplinas – com o intuito de dinamizar o processo de aprendizagem do aluno e, assim, fortalecer a formação docente.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2967291086716903

E-mail: ajosandra@yahoo.com.br

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB

Orienta pesquisas que tratem a respeito do processo ensino-aprendizagem de Libras, formação de professores e intérpretes de Libras, aquisição de linguagem, educação inclusiva, cultura e identidade surdas. Paralelamente, tem interesse em pesquisas etnográficas, oralidade, letramentos, variação linguística e ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3532936503287691

E-mail:  juscelinosampa@hotmail.com

Linha de Pesquisa

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Linguistica – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O Prof. Linduarte Pereira Rodrigues orienta  propostas  de  pesquisa  direcionadas  para  os  estudos  da  linguagem  (verbal  ou multimodal)  e  do  discurso  na  formação  do  professor;  bem  como  os  estudos  de identidade, memória e representação nas culturas populares e da antropologia/linguística do  imaginário  mediante  pesquisa  ação  e  etnográfica;  com  ênfase  nas  práticas  e  nos processos de letramento mediados por gêneros textuais (orais ou escritos; ficcionais ou não ficcionais) em prol do desenvolvimento de abordagens de leitura, escrita e fala no trabalho  docente  do  ensino  regular  ou  de  jovens  e  adultos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4347612151916121

E-mail: linduarte.rodrigues@bol.com.br

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Assumindo o pressuposto de que a Ciência é uma manifestação cultural, o professor Marcelo Gomes Germano orienta projetos de pesquisa relacionados com os seguintes temas principais: Ensino de Ciências a partir de aproximações com outras manifestações culturais: Artes, História,Filosofia  e   Senso  Comum;     Popularização  e  Comunicação   Pública  da  Ciência   em espaços formais, informais e não formais de educação; Possibilidades de diálogo entre a Ciência  e  o  Senso  Comum.  Atividades Experimentais  e  Laboratórios  Didáticos  no Ensino de Ciências.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0279191804042650

E-mail: mggermano24@gmail.com

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutor em Letras – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

O Prof. Marcelo Medeiros da Silva orienta pesquisas sobre o ensino de literatura e a formação de leitores na educação básica. Interessam-nos também trabalhos que, tomando como escopo o ensino e a formação de professores (de literatura, em especial), se voltam para as memórias de leitores e a formação de novos leitores.

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/8642945745816768

E-mail: marcelomedeiros_silva@yahoo.com.br

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Educação – Universidade Federal da paraíba (UFPB)

A Prof.ª Patrícia Cristina de Aragão orienta proposta cujas temáticas se relacionem a formação e prática docente; pesquisa que contemplem a educação do campo e os estudos do patrimônio e memória. Estudos que versem sobre a temática afro-brasileira e o cotidiano escolar. A questão indígena e o saber histórico na sala de aula. Metodologias e linguagens mediatizadas pelas tecnologias digitais no contexto do ensino de história. Tem interesse por propostas pedagógicas que articulem   as linguagens do cordel, literatura infanto-juvenil, cinema, histórias em quadrinhos e música.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6734404565435352

E-mail: patriciacaa@yahoo.com

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Educação – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

A Prof.ª Paula Almeida de Castro orienta estudos envolvendo a formação de professores para a atuação na Educação básica com ênfase nas políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras. Destacam-se os estudos do cotidiano sobre as interações entre os sujeitos da educação analisados na perspectiva dos estudos etnográficos possibilitando novos olhares para os atuais espaços de produção de conhecimentos e minimização dos efeitos das desigualdades socioeducacionais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7813446738576212

E-mail: castro_paula@terra.com.br

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A prof.ª Robéria Nadia Araújo Nascimento orienta pesquisas que priorizem a articulação dos eixos temáticos: Educação e Pensamento Contemporâneo; Estudos Culturais e Identidade Docente; Práticas Pedagógicas Transmidiáticas; Educomunicação: teorias e processos; Interfaces Pedagógicas das Redes Sociais em contextos de sala de aula.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9966633992626905

E-mail: rnadia@terra.com.br

Linha de Pesquisa

2 – CIÊNCIAS,  TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Letras – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A Prof.ª Simone Dália de Gusmão Aranha orienta pesquisas direcionadas para estudos da oralidade, da escrita e de gêneros textuais/discursivos na interface com linguagens (verbais, não verbais ou multimodais) de ambientes virtuais e de rede. Interessa-se também pelo campo de estudos da Análise do Discurso (base francesa) e a sua relação com a mídia e/ou tecnologias digitais, no âmbito escolar. Estudos de fenômenos linguísticos – da Língua Portuguesa – com enfoque enunciativo e discursivo em gêneros diversos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2227464944976279

E-mail: simonedalia@servidor.uepb.edu.br

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Doutora em Linguística – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A Prof.ª Tânia Maria Augusto Pereira orienta estudos e pesquisas na área de Análise do Discurso, que contemplem a produção e circulação de diferentes discursos (midiático, publicitário e outros discursos do cotidiano), procurando verificar a constituição e o funcionamento dos diversos dizeres que circulam na sociedade entrelaçados em uma rede dialógica de saber-poder, e sua influência nos saberes e práticas educacionais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2208315567533187

Email: taniauepb@yahoo.com.br

Linha de Pesquisa 

1 –LINGUAGENS, CULTURAS E FORMAÇÃO DOCENTE