PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Seminário Exploração, Resolução e Proposição de Problemas Matemáticos: Ensino-Aprendizagem de Matemática em Ação-Reflexão

25 de setembro de 2017

Data: 26/setembro/2017 (terça-feira)

Horário: 8:00h às 12:00h (Seminário-Oficina 1) e das 17:00h às 21:00h (Seminário-Oficina 2)

Local: Campina Grande – UEPB, Campus I, CCT – Sala C-302

Público-alvo: Professores de Matemática, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados.

Inscrição: Totalmente gratuita. Enviar e-mail para silvanio@usp.br ou para o Zap 83-99909-9028, solicitando inscrição e informar nome completo, até as 19h do dia 25/09, segunda-feira.

Número de vagas: 25

Coordenação e Realização do Seminário: Prof. Dr. Silvanio de Andrade e Alunos matriculados na disciplina “Resolução de Problemas e Construtivismo Social”, PPGECEM.

• Equidade e Excelência com a Matemática Escolar;
  • Exploração, Resolução e Proposição de Problemas: Ensino-Aprendizagem de Matemática em Ação-Reflexão;
  • Exploração e Proposição de Problemas Cotidianos em Sala de Aula;
  • Os “ars” da Resolução de Problema;
  • Os “ars” da Exploração de Problema;
  • Os “ars” da Proposição de Problema;
  • Explorando a Álgebra através da Resolução, Proposição e Exploração de Problemas;
  • Ensino-Aprendizagem de Matemática Financeira via Exploração de Problemas.

Ministrantes

• FABÍOLA da Cruz MARTINS, JONATAS de Sousa MARQUES, JUSCELINO de ARAÚJO SILVA, MARIA LUIZA de ARAÚJO, MOZART Edson Lopes GUIMARÃES, OSILENE Bezerra GRANGEIRO, RAILSON Pereira de SOUSA e SIDNEY Moreira da COSTA – Alunos matriculados na Disciplina de Mestrado “Resolução de Problemas e Construtivismo Social”, PPGECEM.
  • Prof. Dr. Silvanio de Andrade – PPGECEM/UEPB.

Certificado: 08h (frequência de 100% nos dois encontros) e 04h (participação em apenas em um encontro).

Caracterização: Os Seminários do PPGECEM acontecem desde 2009 e são espaços interdisciplinares de discussões sobre teorias, práticas, metodologias de pesquisa e de ensino-aprendizagem e demais questões relacionadas à pesquisa e à prática educativa em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Maiores informações: 83-3315-3409 (Secretaria PPGECEM), e-mail: silvanio@usp.br ou 83-98888-8227.