PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Seminário – Ensino-Aprendizagem de Álgebra no/com o Cotidiano da Sala de Aula Itinerários Essenciais, Multicontextuais e Plurais

10 de fevereiro de 2017

Data: 13 e 14/fevereiro/2017 (segunda e terça-feira)

Horário: 8:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

Local: UEPB, Campus I, CCT – Sala C-302

Público-alvo: Professores de Matemática da escola básica, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados.

Inscrição: Totalmente gratuita. Enviar e-mail para silvanio@usp.br, solicitando inscrição e informar nome completo.

Número de vagas: 25

• Ensino-aprendizagem de álgebra no/com o cotidiano da sala de aula;
  • Itinerários essenciais, multicontextuais e plurais no encontro da pesquisa com a sala de aula: qual é o problema investigação com o ensino da álgebra;
  • A prática de avaliar no ensino de Matemática: o que deves ser observado?
  • O papel das representações múltiplas na matemática escolar, resolução, proposição e exploração de problemas;
  • Ensino-aprendizagem de álgebra via resolução, proposição e exploração de problemas;
  • Ensino-aprendizagem de álgebra na perspectiva das representações múltiplas;
  • Uso de jogos e quebra-cabeças no ensino-aprendizagem de álgebra;
  • Ensino-aprendizagem de funções: compreensões essências e perspectivas didático – pedagógicas;
  • Usos das TICs no ensino-aprendizagem de álgebra.

Ministrantes/Colaboradores

• Coordenação do Seminário: Prof. Dr. Silvanio de Andrade – PPGECEM/UEPB
  • Organização e Realização: Mestrandos do PPGECEM: Alecio Soares Silva, Ana Lúcia da Silva, Elivelton Serafim Silva, Isnara Mendes Lins, Ivan Bezerra de Souza, Jair Dias de Abreu, Janaína Alves Botelho, Jorge de Lima Assis, José Nilson de Araújo, Kleber Jorge Canuto, Leandro Mário Lucas, Maelson da Silva Oliveira, Maria Islany Caetano de Souza e Marlon Tardelly Morais Cavalcante.
  • Convidados Externos: Profa Dra Nielce Meneguelo Lobo da Costa – UNIAN-SP, Profa Dra Izabel Maria Barbosa de Albuquerque – UFCG, Profa Ms. Andriely Iris Silva de Araújo – GEPEP, Prof. Ms Jefferson Dagmar Pessoa Brandão – IFPB, Prof. Ms Ledevande Martins da Silva – IFPB e Prof. Ms. Salvino Izidro de Araujo Segundo – GEPEP.

Certificado: Apenas para quem cumprir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

Maiores informações: 83-3315-3409 (Secretaria PPGECEM), e-mail: silvanio@usp.br ou 83-98888-8227.