PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Programação SECEM – 20 de março de 2017

17 de março de 2017

Os seminários acontecem sempre às segundas-feiras, das 14h00 às 16h00, podendo ser antecipado para as 13h30 e/ou estendido até às 17h00.

Caracterização: Os Seminários do PPGECEM acontecem desde 2009 e são espaços interdisciplinares de discussões sobre teorias, práticas, metodologias e demais questões relacionadas à pesquisa e à prática educativa em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Compreendem, entre outras modalidades, apresentações de pesquisas em andamento ou concluídas, conferências e relatos de práticas de convidados ou inscritos (pesquisadores, pós-graduandos, professores do ensino superior e da escola básica).

A PARTICIPAÇÃO nos seminários é GRATUITA e ABERTA a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição.

Certificado de Participação – Apenas para quem cumprir frequência mínima de 75% durante o semestre.

Agendamento para apresentação de Seminários: e-mails: ppgecem@gmail.com, silvanio@usp.br, dantasquimica@yahoo.com.br, eduonofre@gmail.com ou zeliasantiago@yahoo.com.br

HORÁRIO: 14:00 h às 16:00 h

LOCAL: UEPB, Campus I, CCT, Bloco C Sala C-206

Parte 1: A Conceitualização do Princípio de Conservação de Energia Mecânica: Os Processos de Aprendizagem e a Teoria dos Campos Conceituais

Ministrante: Prof. Dr. Alexandre Campos – UFCG

Resumo: Neste seminário serão apresentados elementos acerca do processo de aprendizagem do Princípio da Conservação da Energia Mecânica (PCEM). Trata-se de investigação realizada com sujeitos matriculados em diferentes momentos da instrução formal, no Ensino Médio (EM) e na Graduação em Física (GF). Sua justificativa se dá através dos diversos registros encontrados na literatura da Área de Ensino de Ciências no que diz respeito à complexidade do Princípio, não só no domínio cognitivo, mas também nos domínios epistemológico e didático. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, quais sejam: a primeira que chamamos de etapa/investigação preliminar e a segunda que chamamos de etapa/investigação aprofundada. A intenção da etapa preliminar foi a de verificar que os alunos da GF tendem a mobilizar e articular melhor conceitos do campo conceitual PCEM do que alunos do EM, assim como ocorre com os alunos da GF dos períodos finais com relação aos alunos da GF dos períodos iniciais. A intenção da etapa aprofundada foi a de colocar alguns sujeitos-em-situação com a intenção de verificarmos de que modo mobilizam e articulam o PCEM em situações cotidianas e em situações escolares. O referencial teórico utilizado para a segunda etapa foi a Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo neopiagetiano Gérard Vergnaud. Entre outros aspectos, as análises das inferências realizadas sugerem que a dinâmica newtoniana atua como obstáculo epistemológico ao desenvolvimento cognitivo do PCEM.