PPGECM

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PRPGP

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Mestrado Profissional e Acadêmico)

II SAECEM – II Semana Acadêmica em Ensino de Ciências e Educação Matemática do PPGECEM-UEPB

23 a 25 de novembro de 2015

TEMA DO EVENTO: Itinerários e Interfaces entre pós-graduação e educação básica: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO II SAECEM – PPGECEM – UEPB

Data Horário Atividade

23/11/2015

8:00 às 12:00h 7:00h às 8:30h – Credenciamento

8:30h às 10:00h – Abertura e Apresentação Cultural

10:00h à 12:00h – Conferência de Magna de Abertura com a Coordenadora da Área de Ensino da Capes: Profa Dra TANIA CREMONINI DE ARAUJO JORG. “Itinerários e interfaces entre pós-graduação e educação básica na área de Ensino da CAPES: ações, desafios e perspectivas na formação do professor–pesquisador

14:00 às 18:00h 14h às 16h – Atividades livres de organização de docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM.

16h:30m – 18h – Oficina modelagem 5D: uma ferramenta para estimular a criatividade e a inovação com a Dra. Tânia Cremonini de Araújo Jorge – FIOCRUZ/CAPES.

18:30 às 23:00h Eventos Culturais e Jantar de adesão (30,00 reais pago no local).
24/11/2015 8:00 às 10:00h Conferências
10:20 às 12:00h Comunicações Orais e Relatos de Experiências
14:00 às 18:00h Palestras, Mesa-Redondas, Minicursos e Oficinas
18:00 às 22:00h Palestras, Mesa-Redondas, Minicursos e Oficinas
25/11/2015 8:00 às 12:00h 8h às 10h – Comunicações Orais e Relatos de Experiências

10:30 às 12h – Conferência Magna de Encerramento: Formação do professor – pesquisador em Ensino de Ciências e Educação Matemática: perspectivas contemporâneas – Profa Dra LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC – UNESP/USP

14:00 às 18:00h Atividades Livres e Minicursos

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

E-mail para envio de Propostas de Trabalhos: segundasaecem@gmail.com

As propostas de trabalho devem ser enviadas até 15 de novembro de 2015 acompanhadas de títulos e respectivas modalidades (Comunicação Oral, Minicurso, Palestra, etc.), nome completo, e-mails e instituição dos proponentes e um BREVE RESUMO de 50 (cinquenta) até 200 (duzentas) palavras.

Até dia 17 de novembro será publicada a Programação Completa do Evento.

OS TEXTOS COMPLETOS DOS TRABALHOS, PARA A DEVIDA AVALIAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO, PODERÃO SER ENVIADOS ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS APÓS A FINALIZAÇÃO DO EVENTO.

• Comunicações Orais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados seus trabalhos/projetos de pesquisa finalizados ou em andamento no PPGECEM. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.

• Relatos de Experiência e Produtos Educacionais: serão apresentados por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados produtos educacionais e/ou experiências de sala de aula com intervenção inovadora. Terão duração de 25 minutos, sendo 20 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.

• Palestras (com duração de 01 hora), Minicursos (com duração de 04 horas) ou Oficinas (com duração de 02 a 04 horas) – A serem ministrados preferencialmente por docentes e ex-alunos do PPGECEM e Convidados. Sugere-se que as oficinas sejam de 04 horas.

• Conferências Plenárias, Palestras Plenárias, Seminários e Mesas-Redondas – A serem ministradas por docentes do PPGECEM e Convidados. Terão duração de 02 horas.

• Atividades e Temáticas Abertas – de livre organização dos docentes, discentes e ex-discentes do PPGECEM e das áreas como um todo (Educação Matemática, Ensino de Ciências: Educação Biológica, Ensino de Física e Educação Química).