PERCURSO FORMATIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL
Para integralização do curso de Mestrado Profissional, o candidato deverá cumprir 66 créditos, sendo:
- Disciplinas*: 30 créditos
- Estágio Docente: 2 créditos
- Produto ou Processo Educacional e Dissertação de Mestrado: 34 créditos
* Os 30 créditos em disciplinas devem possuir, no mínimo, a seguinte composição:
- Disciplinas obrigatórias (OB): 8 créditos
- Disciplinas de Área de Concentração (AC): 8 créditos
- Disciplinas de Linha de Pesquisa (LP): 4 créditos
- Disciplinas Optativas (OP): 8 créditos
- Seminários Nacionais em Ensino de Ciências e Educação Matemática (SENECEM): 2 créditos
Lembramos que:
- Cada crédito corresponde a 15 h/aula.
- Os SENECEM são oferecidos todos os semestres, equivalendo a um crédito por semestre.
- Qualquer disciplina de AC ou LP cursada adicionalmente pode ser contabilizada como OP.
Relação de disciplinas
SENECEM
- Seminários Nacionais de Ensino de Ciências e Educação Matemática
Disciplinas Obrigatórias (OB)
- Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
- Teorias da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática
Disciplinas de Linha de Pesquisa (LP)
- História e Filosofia das Ciências e da Matemática
- Tecnologias de Informação e Comunicação e a Prática Docente
- Metodologia e Didática no Ensino de Ciências e Matemática
- Tecnologias e Educação Matemática
- Filosofias da Matemática e da Educação Matemática
Disciplinas por Área de Concentração (AC)
Educação Matemática
- Fundamentos de Teoria dos Números
- Fundamentos de Álgebra
- Tópicos de Geometria
- Tópicos de Análise
- Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio
Ensino de Física
- Física no Ensino Médio.
- Tópicos de Física Clássica
- Tópicos de Física Moderna e Contemporânea
- Laboratório Didático e Ensino de Física
Educação Biológica
- Epistemologia, História e Natureza da Ciência no Ensino de Biologia
- Pesquisa Qualitativa Aplicada ao Ensino de Biologia
- Práticas de Laboratório para o Ensino de Ciências
- Tópicos de Biologia – Biotecnologia
Educação Química
- Metodologias para o Ensino de Química Geral e Inorgânica na Educação Básica
- Instrumentalização para o Ensino de Físico-Química na Educação Básica
- Tópicos de Química
Disciplinas Optativas (OP)
- A Ciência e seus Públicos
- Ambientes Virtuais e Colaborativos de Ensino-Aprendizagem
- Ciência, Tecnologia e Sociedade
- Comunicação e Resolução de Problemas no Ensino e na Aprendizagem da Matemática
- Discussão Critica de Artigos de Pesquisa em Ensino de Física e Educação Matemática
- Docência no Ensino Superior
- Educação Matemática Dentro da Pós-Modernidade
- Epistemologia da Ciência e Ensino de Física
- Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias
- Formação Científica e Docência
- História Social das Ciências
- Laboratório de Matemática na Formação de Professores
- Modelagem Matemática
- Objetos de Aprendizagem e o Ensino de Ciências e Matemática
- Produção de Material Didático Com o Uso de Textos de Divulgação Científica
- Redação Científica
- Resolução de Problemas e Construtivismo Social
- Simulações no Ensino de Física
- Sociologia da Ciência
- Temáticas de Informação e Comunicação
- Tendências em Educação Matemática
- Tópicos de Biologia
- Tópicos de Ensino de Física
- Tópicos de Ensino de Matemática