PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Inscrições abertas para Seminário de Matemática

18 de agosto de 2016

Título: Resolução, Proposição e Exploração de Problemas nas aulas de Matemática.
Ministrante: Prof. Dr. Silvanio de Andrade e mestrandos da disciplina Resolução de Problemas e Construtivismo Social
Data: 22/08/2016 (segunda-feira)
Horário: 9:00 às 12:00 e das 13:15 às 18:15
Local: Sala CCT, sala C-302.
Inscrição é gratuita: enviar email de intenção de participação no seminário, com nome completo e telefone para contato, para silvanio@usp.br
Número de vagas: 25
Certificado: Para quem cumprir 100% de frequência.

Público Alvo: Professores de Matemática da escola básica, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados

Inscrição: Totalmente gratuita. Enviar e-mail para silvanio@usp.br, solicitando inscrição e informar nome completo.

Caracterização: Tal Seminário tem sido ofertado desde 2009 e é resultado de trabalhos desenvolvidos por alunos do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, na linha de investigação “Resolução, Proposição, Exploração de Problemas e Construtivismo Social”. A programação do Seminário de 22/08/2016 resulta de trabalhos de investigação desenvolvidos na disciplina “Resolução de Problemas e Construtivismo Social”. Será apresentado aos participantes, num processo teórico-prático, atividades matemáticas e experiências didáticas crítico – reflexivas em formato de situações-problema, episódios de sala de aula, narrativas, jogos e kits pedagógicos, num processo ação – reflexão – ação, que possibilitarão um conjunto de discussões e vivências crítico – reflexivas sobre a temática abordada no seminário.

PROGRAMAÇÃO

9h às 10h Resolução, proposição e exploração de problemas nas aulas de matemática: a matemática como um construto sócio-histórico.

Ministrantes: Silvanio de Andrade

10h às 12h Explorando padrões, linguagem algébrica e representações múltiplas.

Ministrantes: Isnara Mendes Lins, Ivan Bezerra de Souza, Jair Dias de Abreu e Leandro Mário Lucas

13:15 às 18:15

Explorando e estabelecendo padrões matemáticos como forma de introduzir conceitos e ideias matemáticas.

Ministrantes: Ana Lúcia da Silva, José Mawison Cândido de Lima, Noemia Gislaine Nunes Marques Aragão e Wellison Gomes Casado

Resolução, proposição e exploração de problemas matemáticos utilizando o material dourado.

Ministrantes: Kleber Jorge Canuto, Jorge de Lima Assis, José Nilson de Araújo e Pedro Eduardo Duarte Pereira

Propondo, resolvendo e explorando áreas e perímetros com o Tangram.

Ministrantes: Alecio Soares Silva, Janaína Alves Botelho, Maria Islany Caetano de Souza e Thaís Silva Araújo

MAIORES INFORMAÇÕES: 83-3315-3409 (Secretaria do PPGECEM), no e-mail: silvanio@usp.br ou no telefone 83-98888-8227.