PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Projetos

Linha de Pesquisa: História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática

História e filosofia da ciência: construindo metodologias para a prática no ensino
Análise de episódios históricos para a implementação na educação básica, incluindo diferentes ferramentas tecnológicas, abordagens de ensino investigativas e experimentação. O Projeto envolve seis alunos da Licenciatura em Física e três alunos do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF).
Docente responsável: Ana Paula Bispo da Silva
Data de Início: 01/03/2016

A pesquisa em telecomunicações e a física do estado sólido: o papel do CPqD
Durante o período em que foi empresa estatal, de 1976 a 1986, o CPqD era o principal centro de pesquisa básica na área de dispositivos para telecomunicações, gerando patentes e fomentando a pesquisa básica nas universidades. Grupos de pesquisa em Física do Estado Sólido aproveitaram dessa política governamental para alavancar suas pesquisas em telecomunicações e acabaram por impactar na pesquisa em FSS no país. Considerando as patentes do CPqD registradas com convênios com universidades, ou pesquisadores individuais, bem como as modificações que houveram no direcionamento das linhas de pesquisa dos grupos de FSS, este projeto pretende encontrar aspectos que possam relacionar as políticas científicas e tecnológicas nacionais e seu impacto na produção acadêmica.
Docente responsável: Ana Paula Bispo da Silva
Data de Início: 01/03/2016

A história da matemática nos eventos nacionais de educação matemática: primeira década do século XXI
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a participação da História da Matemática nos eventos nacionais de Educação Matemática na primeira década do século XXI. Estamos realizando uma revisão bibliográfica sistemática de estudos no campo da História Matemática, para tal fim, estamos recorrendo aos anais do VII, VIII, IX e X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), realizados no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador, respectivamente, para que sirvam de sinalização para nosso objetivo. Nesse sentido, estamos analisando os mini-cursos, mesas redondas, comunicações científicas, pôster e palestras propostas, selecionando os artigos que fazem reflexões teóricas ou relatam experiências realizadas sobre o possível apoio da História da Matemática em situações de ensino e aprendizagem da Matemática. Deste modo, pretendemos identificar os autores, títulos, objetivos, conteúdos, metodologias e se houve experiência no campo considerado. O desenvolvimento da presente pesquisa está possibilitando uma análise sistemática de como os estudos em História da Matemática estão se desenvolvendo, além de uma reflexão a cerca dos benefícios participação da História da Matemática como um campo de auxilio pedagógico e metodológico na Educação Matemática. Ademais, essa pesquisa está, também, permitindo analisar as regiões do país em termos de publicações nessa na primeira década do século XXI.
Docente responsável: José Lamartine da Costa Barbosa
Data de Início: 01/03/2016

Arenas e arranjos políticos escolares: comparação entre experiências e propostas para transformações regionais em três estados brasileiros
O presente projeto se debruçará sobre diferentes experiências e propostas que visam à transformação social,econômica, política e cultural em determinadas regiões e estados brasileiros. Tem como objetivos: (1) realizar um a reflexão crítica acerca do federalismo brasileiro e as formas de articulação entre os entes federativos com sua influência na afirmação de Políticas de Desenvolvimento Regional; (2) Identificar as características das políticas públicas de enfrentamento de problemas específicos da região sul, sudeste e nordeste em relação aos formatos, arranjos, agendas ou mesmo arenas envolvidas na sua formulação e implementação.
Docente responsável: Cidoval Morais de Sousa
Data de Início: 01/01/2013
Financiador: CNPq

Feiras de Ciência e Ciência na feira
Muito antes de nossa atuação na área da Divulgação Científica, que preferimos nomear de Popularização e Comunicação Pública das Ciências, já recebíamos a visita de professores da educação básica em busca de auxílio e orientação para elaboração de algum projeto de física a ser incluído em uma feira de ciências que aconteceria na escola. Normalmente os professores de Laboratório ou Instrumentação Para o Ensino de Física eram acionados e algumas sugestões e contribuições eram oferecidas. Contudo, sempre ficava aquela incômoda sensação de que não era aquele o melhor caminho para realização de feiras de ciências nas escolas. Para a equipe proponente deste projeto, as Feiras de Ciências, encaradas como a iniciação científica na formação básica, devem estar integradas ao currículo, sendo preparadas desde o inicio do período letivo para que o momento da apresentação seja o coroamento de todo um trabalho que já vinha sendo desenvolvido desde o início do ano. Considerada esta premissa, o objetivo principal deste projeto é Auxiliar no planejamento, acompanhamento, realização e avaliação de duas Feiras de Ciências a serem desenvolvidas em escolas públicas dos Municípios de Serra Branca e Pocinhos entre os anos de 2012 e 2014. Nesta experiência serão buscados os melhores caminhos para o planejamento prévio dos projetos investigativos e as melhores estratégias para a realização da Mostra de Trabalhos, desde a divulgação dos eventos e a avaliação dos trabalhos individuais, até a imprescindível avaliação do projeto como um todo. Levando em consideração a nossa experiência com eventos expositivos em praças e feiras livres, estamos sugerindo como local para realização da mostra de trabalhos, as feiras livres dos dois Municípios parceiros. Esta escolha está relacionada com a possibilidade de realização de um evento público que, independente dos efeitos da divulgação prévia, certamente contará com um grande público visitante constituído pelas pessoas que frequentam as feiras livres das cidades do interior. Por outro lado, também possibilitará uma aproximação da escola com a realidade local e a presença de pessoas que, seguramente não visitariam a exposição no espaço escolar.Acreditamos que este projeto será um marco importante na história das Feiras de Ciências e/ou Mostras de Trabalhos realizadas nas escolas públicas da Paraíba, principalmente se considerarmos a grande repercussão e elevado grau de aproveitamento para o corpo discente e docente envolvido no planejamento e execução de duas Feiras de Ciências planejadas e executadas seguindo critérios definidos previamente e com objetivos bem diferentes daqueles comumente observados em grande parte das Mostras Pedagógicas que visitamos.
Docente responsável: Marcelo Gomes Germano
Data de Início: 01/01/2011
Financiador: CNPq

Leitura e escrita em Educação Matemática
Problematização de questões relativas à leitura e escrita em Educação Matemática, inclusive relacionadas à história e epistemologia da Matemática, mormente aquelas concernentes à linguagem matemática, à produção de significados em aulas de Matemática, inclusive na formação de professores, no âmbito escolar e na universidade. Em sua metodologia, inclui a pesquisa teórica acerca destas questões e alguns desdobramentos direcionados para o trabalho em sala de aula.
Docente responsável: José Joelson Pimentel de Almeida
Data de Início: 30/11/2013

 

Linha de Pesquisa: Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação

 

O Minecraft no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em escolas públicas da cidade Campina Grande
Os nativos digitais encontram nos games uma nova forma de aprender, uma vez que eles não apenas divertem, mas também oferecem algumas atividades semelhantes às atividades escolares, suficientes para gerar conhecimento, despertar o interesse nos estudantes e fazer com que pensem com certa convicção. Diversos questionamentos emergem quando se pensa em utilizar as TDIC em sala de aula, especificamente, quando se trabalha com crianças dos anos iniciais do ensino Fundamental, que estão começando a construir seus alicerces de conhecimento e aprendizagem, como por exemplo: “Até que ponto as TDIC ou os games podem proporcionar novas experiências positivas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, principalmente quando se trabalha com crianças?”, “Quais as diferentes possibilidades pedagógicas para o estímulo do raciocínio lógico-matemático?” Ou “Como avaliar o conhecimento lógico-matemático de crianças sem a utilização e exames escritos?” Buscando respostas para estes e outros questionamentos, este projeto tem como tripé a relação entre o raciocínio lógico-matemático, o Minecraft e a Gamificação. Assim, este projeto apresenta uma investigação que tem por objetivo pesquisar sobre a aplicabilidade do game Minecraft no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Campina Grande. O projeto envolve professora (coordenadora), alunos do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e alunos de iniciação cientifica.
Docente responsável: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Data de Início: 01/08/2017
Financiador: Bolsa CNPq (Apoio a Projeto de Pesquisa – Universal 14/2012)

Tecnologias sociais e educação ambiental para o controle vetorial de arboviroses: Promovendo a saúde e a qualidade de vida no semiárido paraibano
Pretende-se, como foco central deste projeto, investigar as compreensões e práticas da relação saúde-doença no contexto da tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya) que tem como um dos vetores o mosquito Aedes aegypti e, de outro, proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação do bem viver no Semiárido Nordestino. O Projeto envolve docentes de vários PPG da UEPB, pesquisadores da Fiocruz, além de seis alunos de graduação, quatro de mestrado e dois de doutorado.
Docente responsável: Cidoval Morais de Sousa
Data de Início: 01/12/2016
Financiador: Capes

Divulgando e comunicando ciências nos espaços formais de educação: um estudo com o teatro
Apesar de percebermos um crescimento de centros e museus científicos, bem como de programas com a finalidade de divulgar a ciência nos últimos anos, ainda há uma enorme carência de meios e recursos para que a ciência seja divulgada. No entanto, essa divulgação vem acontecendo e apresenta-se na mídia, na escola, nos museus, em manifestações lúdicas como teatro, música, charges, etc . Neste sentido, propomos no projeto investigar as relações entre o teatro científico e a divulgação científica, como estratégia metodológica inovadora para discutir conceitos de física em espaços formais de educação. A pesquisa envolve um estudo teórico e um empírico. O teatro abordará as diversas interpretações que o conceito de calor apresentou ao longo da história e a apresentação da mesma acontecerá em escolas públicas de algumas cidades do estado da Paraíba.
Docente responsável: Alessandro Frederico da Silveira
Data de Início: 01/01/2014
Financiador: CNPq

Games como interfaces facilitadoras do ensino e da aprendizagem de conceitos físicos na rede de ensino da cidade de Campina Grande
Investigar as contribuições dos games enquanto interfaces facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de conceitos da Física.
Docente responsável: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Data de Início: 01/01/2012
Financiador: Capes (Observatório da Educação)

Jogos eletrônicos: saberes construindo saberes
A prática educativa através da implementação de projetos pedagógicos é uma das forma de trabalhar a educação pelo envolvimento dos alunos, dos professores, e dos recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias que se encontram presentes no espaço da escola. Nessa perspectiva este projeto tem como objetivo Investigar a motivação dos alunos com o uso dos jogos eletrônicos e suas contribuições para a aquisição do conhecimento de conteúdos matemáticos tendo como espaço uma escola pública municipal.
Docente responsável: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Data de Início: 01/01/2007
Financiador: Capes (Observatório da Educação)

Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de una ciudadanía activa – SOLIDARIS
O projeto SOLIDARIS tem como objetivo a capacitação de pessoal universitário (tanto docente como não docente) para a melhora do apoio prestado pelas universidades participantes aos seus estudantes, na qualidade de utilizadores/beneficiários das mesmas, assim como, por outro lado, facilitar a inclusão dos referidos estudantes nas instituições de ensino e, em geral, na sociedade. O projeto prevê, igualmente, a criação de uma rede internacional de apoio à inclusão que permitirá o intercâmbio de boas práticas e a realização de investigação conjunta, a qual estará aberta à participação de universidades não beneficiárias do projeto.
Docente responsável: Eduardo Gomes Onofre
Data de Início: 15/09/2017
Financiador: Diversos

 

Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática

 

‣ Educação Química: refletindo e elaborando propostas de ensino para alunos com necessidades educacionais
Este projeto tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos pedagógicos que subsidie a educação inclusiva na disciplina de Química. Estes materiais foram desenvolvidos por alunos e pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Metodologia para a Educação em Química (GPMEQ). O objetivo da pesquisa foi constituirão de: Levantamento dos referenciais teóricos (estado da arte); Discussão Teórica Metodológica; Elaboração das Propostas didáticas; e posteriormente será aplicado na fase subsequente do projeto, que constitui na utilização nas aulas de Química com alunos do Ensino Médio com necessidades educacionais.
Docente responsável: Francisco Ferreira Dantas Filho
Data de Início: 15/08/2016
Financiador: UEPB

‣ A inserção da Olimpíada Paraibana de Química nas escolas de Educação Básica com ações motivadoras para o estudo de Química
A inserção da Olimpíada Paraibana de Química nas escolas de educação básica com ações motivadoras para o estudo de Química na trajetória escolar de estudantes participantes do projeto e o reflexo nas aulas regulares. O projeto é aplicado nas escolas públicas do estado da Paraíba, e desenvolvido pelos alunos do curso de licenciatura em Química e supervisionado pelo coordenador e colaboradores. É um projeto vinculado ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química, DQ/CCT. Trata-se de um projeto que enfatiza principalmente a descobertas de novos talentos para o estudo da Química no Estado da Paraíba. O Projeto envolve pesquisadores de outras instituições, como o Prof. Dr. Prof. Dr. Sergio Maia Melo (PNOQ), Prof. Júlio Alves de Almeida Neto (IFPB), Prof. Dr. Ilauro de Sousa Lima (UEPB) e Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silva (UEPB), além de alunos de mestrado do PPGECEM-UEPB.
Docente responsável: Francisco Ferreira Dantas Filho
Data de Início: 05/09/2016

Elaboração e Inserção de planejamentos de experimentos alternativos para aulas Práticas de Química na Educação Básica em sala Ambiente
Este projeto objetiva elaborar e executar roteiros relacionados com as práticas experimentais para aulas de Química, que atendam as perspectivas atuais do ensino de química, bem como a Política Nacional de Extensão Universitária. Proporcionar discussões multi, inter e/ou transdisciplinares nas escolas de educação básica promovendo inovação que permita a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social das comunidades. Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos em formação inicial para o Ensino de Química. Este Projeto envolve outros professores, da própria UEPB e da UFPB, além de alunos de mestrado do PPGECEM-UEPB e da Licenciatura em Química da UEPB.
Docente responsável: Francisco Ferreira Dantas Filho
Data de Início: 05/09/2016

A universidade e o ensino de química na escola pública: uma forma de incentivar os alunos para o ingresso no curso de graduação em Química
Trata-se de um trabalho que visa contribuir com o ensino de química na escola pública de educação básica, especificamente uma escola estadual situada na cidade de Areia (PB), onde estudantes de graduação em química desenvolvem atividades com orientação de professores do curso de bacharelado da Universidade Federal da Paraíba (campus II).
Docente responsável: Paulo César Geglio
Data de Início: 01/03/2017

Brinquedos e brincadeiras populares: uma aproximação para o ensino de física
Neste projeto, estamos assumindo como hipótese que é possível construir sequências didáticas problematizadoras em torno de atividades experimentais interativas desenvolvidas a partir de brinquedos e brincadeiras populares e, através de intervenções no contexto escolar, poder identificar nos diálogos e nas argumentações dos estudantes, traços característicos que indiquem posturas e atitudes científicas diante dos fenômenos e questões propostos, avaliando qualitativamente as limitações e
possibilidades desta nova abordagem.
Docente responsável: Marcelo Gomes Germano
Data de Início: 01/03/2015
Financiador: CNPq

Do espaço ao ponto, da universidade à escola: um estudo e proposta de ensino de geometria para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Desde o ano de 2013 o Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT) está envolvido com um projeto que pretende discutir o atual estágio e status do ensino de geometria. Da mesma forma, propomos este Projeto que tem, ente seus objetivos, o propósito de apresentar a relação dialética entre as geometrias plana e espacial, por meio de um trabalho diretamente nas escolas, com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, delineamos verificar em que medida um ensino de geometria que parta da geometria espacial para a compreensão de conceitos e procedimentos relativos ao plano e, até, às ideias de ponto, reta e plano, os professores que ensinam Matemática mudarão sua visão em relação à relevância da geometria na formação do cidadão. Mais ainda, pretendemos envolver os professores com um trabalho desta natureza, instrumentalizando-os para isto por meio de atividades planejadas sob orientação, intentando leva-los à agenda de conteúdos de geometria para as suas aulas. Desta forma, proporemos um trabalho a partir do qual refletiremos sobre a seguinte questão: Envolvidos em uma proposta que parte do concreto para o abstrato, de conceitos e procedimentos relacionados à geometria espacial para aqueles relativos ao plano e, até, às ideias de ponto, reta e plano, os professores que ensinam Matemática mudarão sua visão em relação à relevância da geometria na formação do cidadão? Mais ainda, envolvidos com um trabalho desta natureza e instrumentalizados para isto por meio de atividades planejadas sob orientação, esses professores passarão a agendar conteúdos de geometria para as suas aulas? Como meta, pretendemos trabalhar com grupos de cerca de 20 professores em cada Secretaria parceira. Após as oficinas iniciais, esses professores irão ser orientados e acompanhados no planejamento e aplicação de atividades de geometria para os seus alunos nas escolas públicas onde atuam. Considerando que cada professor-cursista possui cerca de 30 alunos, em cada município esse Projeto irá atingir um público de aproximadamente 600 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por nosso planejamento e pela capacidade dos recursos humanos que possuímos, prevemos desenvolver o Projeto em 4 municípios. Isto significa um alcance na formação de cerca de 80 professores e 2.400 alunos. Em seu aspecto de pesquisa, o Projeto pretende um estudo comparativo entre a situação do ensino de geometrias nas últimas décadas do século XX e a situação atual.
Docente responsável: José Joelson Pimentel de Almeida
Data de Início: 01/10/2017
Financiador: Fapesq

Pesquisa em Uso da Linguagem no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática
O Projeto é compreendido por investigações sobre o uso da Linguagem (na Resolução de Problemas; no uso de metáforas; dentre outras) no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática, na Educação Básica.
Data de Início: 10/03/2017
Docente responsável: Rogéria Gaudêncio do Rêgo

Potencializando o Ensino de Química por meio de aulas práticas para os alunos das Escolas públicas municipal da cidade de Campina Grande-PB
Este projeto é vinculado ao Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PROAFE. Este programa surgiu da necessidade de integrar os graduandos em formação inicial e de capacitação dos professores de ciências naturais da rede pública municipal desta cidade, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Aproximar a experiência em laboratórios de matemática, física, química e biologia à realidade visual de nossos professores e alunos, poderá permitir uma aproximação real aos objetos de investigação dessas ciências favorecendo a um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar. A proposição de ações junto aos estudantes da educação básica partiu da articulação destes três componentes – licenciados, estudantes e professores do ensino médio numa interação que visa propor, aplicar e avaliar um conjunto de temas os quais exploram conceitos químicos importantes, buscando abordar conteúdos estabelecidos como conteúdos básicos para o ensino de Química no nível
médio, com base nos conhecimentos químicos associados à Matriz de Competências e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este projeto vem sendo desenvolvido desde o mês de março de 2015 nas Escolas Públicas municipais da Cidade de Campina Grande-PB. Tem como ponto principal inserir nas atividades escolares, aulas experimentais para complementar e melhorar o conhecimento dos alunos, estimulando a curiosidade dos mesmos, oportunizando-os a saírem de um ambiente tradicional
de sala de aula e participarem de aulas dinâmicas vinculadas ao seu cotidiano.
Docente responsável: Francisco Ferreira Dantas Filho
Data de Início: 13/06/2016

Produção de significados em aulas de Matemática: entrelaçamentos com a linguagem Matemática
Este projeto tem por objetivo o estudo dos entrelaçamentos entre a linguagem matemática, os estudos da linguagem e a sala de aula de Matemática, verificando de que modo podem ser diminuídas as distâncias entre os saberes cotidianos dos alunos e dos professores, os conhecimentos matemáticos escolares de ambos e os conhecimentos científicos, e a relação entre esses conhecimentos, de tal forma que aos alunos sejam oferecidas oportunidades para que produzam significados, apropriados
ao planejamento do professor, a partir de sua experiência cotidiana e das atividades que vivenciam em sala de aula. Em seu referencial teórico, incluímos estudos da linguística, da produção de significados e da epistemologia do conhecimento matemático, incluindo suas relações com estudos desenvolvidos na área de Educação Matemática. Pretendemos que este Projeto seja desenvolvido com o envolvimento de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de participação em grupos de estudo e pesquisa, inclusive com suas intervenções em sala de aula.
Docente responsável: José Joelson Pimentel de Almeida
Data de Início: 01/08/2013

Profissão docente: inovação e tecnologia para a educação básica
Desenvolvimento de materiais específicos ? vídeos, sequências didáticas, dentre outros ? e cursos na modalidade à distância, de caráter inovador, em colaboração entre professores da professores e alunos da Educação Básica das escolas públicas, integrando tecnologia e inovação voltadas para a reflexividade do fazer docente e para a realidade educacional. A escolha pauta-se na possibilidade de conhecer, o mais próximo possível, a realidade da escola e da sala de aula a partir das observações das interações cotidianas. Pretende-se coletar e analisar dados das escolas, que possam fornecer pistas para o desvelamento das práticas pedagógicas, fomentando as discussões em torno da formação inicial e continuada de professores. Para isso, utilizar-se-á dos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem etnográfica de pesquisa em educação e da pesquisa-ação.
Docente responsável: Marcelo Gomes Germano
Data de Início: 01/01/2014
Financiador: CNPq

Projeto de Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade
Projeto de investigação sobre estratégias didático-metodológicas para o Ensino de Probabilidade na Educação Básica, considerando pesquisas já realizadas sobre a temática por estudiosos do Brasil e outros países.
Docente responsável: Rogéria Gaudêncio do Rêgo
Data de Início: 02/03/2016

Projeto Olímpico do Cariri Paraibano
O programa consiste em ações educacionais e esportivas alicerçadas nos valores do olimpismo, valores estes expressos na Carta Olímpica na forma de uma filosofia de vida que exalta e combina, de uma maneira equilibrada, um conjunto de qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e à educação, o olimpismo visa criar um estilo de vida fundado na alegria do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos e morais universais. Tais valores
serão desenvolvidos com a prática de esportes, com aulas de reforço nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para alunos do Ensino Fundamental anos finais. As aulas terão como norte os Grupos Interativos, que consistem no agrupamento de todos os alunos de uma classe em subgrupos de quatro ou cinco jovens, da forma mais heterogênea possível no que diz respeito a gênero, idioma, motivações, nível de aprendizagem e origem cultural.
Docente responsável: Marcus Bessa de Menezes
Data de Início: 08/05/2017
Financiador: CNPq

Uso e análise de simulações computacionais aplicadas ao ensino de física
Na presente proposta queremos dar início às investigações sobre o uso de simulações computacionais no ensino. Essencialmente focalizamos nossa pesquisa nas simulações com aplicações ao ensino de física disponível gratuitamente na rede mundial de computadores e aplicação desta em sala de aula. Queremos através das simulações computacionais divulgarmos e promovermos alternativas de encaminhar o trabalho pedagógico utilizando recursos metodológicos que possam favorecer outra forma de fazer e pensar sobre o ensino de física.
Docente responsável: Alessandro Frederico da Silveira
Data de Início: 01/01/2012
Financiador: CNPq

Investigando a utilização de vídeos didáticos no Ensino de Química
Investigar a existência de materiais e concepções de professores.
Docente responsável: Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
Data de Início: 03/03/2016

A Etnobiologia como via de abordagem dos saberes biológicos na perspectiva da complexidade
Neste projeto de pesquisa propomos o estudo dos saberes etnobiológicos, a partir dos saberes da tradição dos habitantes da comunidade de artesãos ceramistas de Chã da Pia (PB). As reflexões serão desenvolvidas tendo como pressuposto teórico-filosófico o pensamento complexo (MORIN, 2006), fundamentadas na importância dos saberes da tradição elencados na construção do conhecimento biológico dos participantes da pesquisa, Partimos do Princípio Sistêmico; que permite ligar o conhecimento das partes com o conhecimento do todo e vice-versa, pressupondo que os saberes da tradição e o conhecimento científico estão atrelados às relações que se estendem entre experiência e inteligibilidade. Morin, 2006), fundamenta essa relação a partir de três princípios da Complexidade: o Dialógico, o Recursivo e o Hologramático. O objetivo geral da pesquisa consiste de estudar as interlocuções entre os saberes da tradição e o conhecimento científico, voltadas para a importância da práxis humana como mediadora e produtora dos processos implícitos na transmissão e manutenção desses saberes nas comunidades tradicionais.
Docente responsável: Márcia Adelino da Silva Dias
Data de Início: 01/03/2016

A pesquisa na mudança da sala de aula de matemática
Essa pesquisa tem como pretensão principal investigar sobre possibilidades de como a pesquisa em Educação Matemática pode impactar a sala de aula, quando desenvolvida coletivamente por pesquisador e docentes (alunos de licenciatura (futuros professores) e docentes em exercício).
Docente responsável: Silvanio de Andrade
Data de Início: 01/03/2012