PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Campina Grande sediará Conferência Internacional sobre História da Ciência e Educação em Ciências

26 de julho de 2018

 

 

Com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande vai sediar, entre os dias e 29 e 31 de agosto de 2018, a XI Conferência Internacional sobre História da Ciência e Educação em Ciências (ICHSSE). Esta será a segunda vez que a conferência acontecerá no Brasil (em 2010 ocorreu em Maresias-SP) e Campina Grande foi escolhida graças à existência do Grupo de Pesquisa em História do Ensino da Ciência e da Ciência (GHCEN) , que funciona no Departamento de Física do Centro de Ciências e Tecnologias (CCT) da UEPB. As atividades da conferência serão desenvolvidas no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro do Catolé.

A ICHSSE acontece a cada dois anos em diferentes países. Reúne pesquisadores especializados em história e filosofia da ciência e educação científica. Juntos, esses especialistas promovem um rico debate sobre os múltiplos aspectos da abordagem histórica e filosófica para melhorar a educação científica em um mundo globalizado. Esta edição do evento debaterá sobre o tema: “Objetivos humanísticos e conteúdos científicos: as contribuições da abordagem histórica e filosófica para o ensino de ciências”. A ideia é contribuir para a construção de uma nova perspectiva sobre a ciência e seu significado para a sociedade, bem como melhorar o ensino de ciências da perspectiva do professor e motivar os alunos a aprender ciências. Os interessados em participar da Conferência podem efetivar inscrição na página do evento (https://ghcenuepb.wixsite.com/ghcen/xi-ichsse).

Esta edição da ICHSSE está sendo organizada pelos Mestrados em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Formação de Professores que, neste ano, devido a sua abrangência, contará com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, destacou a importância do evento para o PPGECEM e disse contar com a participação dos Docentes e Discentes vinculados ao programa.