PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB) está em funcionamento desde 2007, quando iniciou o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Em seu início, atendia a profissionais formados nas áreas de Matemática e Física. Pela demanda, em pouco tempo percebeu-se a necessidade de ampliação das vagas na área de Ensino de Ciências. Assim, a partir de 2013 ampliou-se a oferta para atender a profissionais  formados nas áreas de Biologia, Química, Pedagogia e afins.

No ano de 2013, foi iniciado também o curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Até o início do mês de agosto de 2020, já foram defendidas 278 dissertações de mestrado, sendo 188 do Mestrado Profissional e 90 do Mestrado Acadêmico.

No ano de 2019 foi aprovado o curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Sendo o primeiro Doutorado Profissional da área 46 da Capes (Ensino) aprovado na Região Nordeste, este curso tem a seleção para a primeira turma prevista para o segundo semestre do ano de 2020, com previsão de início para o primeiro semestre de 2021.

O Programa participa ainda do Doutorado Acadêmico em Rede (Rede Nordeste de Ensino – Renoen), uma Associação em Rede (AR) de sete IES dos estados da região Nordeste (UFS, UFAL, UFC, IFCE, UEPB, UESB e UFRPE).

Desta forma, hoje o PPGECEM-UEPB possui os cursos de Mestrado ProfissionalMestrado AcadêmicoDoutorado Profissional e participa, como um dos polos, do Renoen.

Ressalta-se que todos os cursos são presenciais, com aulas no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT-UEPB), na cidade de Campina Grande – PB.