PERCURSO FORMATIVO DO DOUTORADO PROFISSIONAL
Para integralização do curso de Doutorado Profissional, o candidato deverá cumprir 172 créditos, sendo:
- Disciplinas*: 48 créditos
- Estágio Docente: 4 créditos
- Atividades Complementares: 28 créditos
- Produto ou Processo Educacional: 40 créditos
- Tese de Doutorado: 60 créditos
* Os 48 créditos em disciplinas devem possuir a seguinte composição:
- Disciplinas obrigatórias (OB): 8 créditos
- Disciplinas Optativas (OP): 36 créditos
- 02 Seminários (SENECEM): 4 créditos
(Cada crédito corresponde a 15 h/aula.)
Quadro de disciplinas
Disciplinas Obrigatórias (OB)
- Produção Científica, Artigos de Pesquisa e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Educação
Matemática
- Itinerários de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Disciplinas Optativas (OP)
- Tópicos de Geometria
- Tópicos de Análise
- Tópicos contemporâneos em Ensino de Física
- Tópicos Contemporâneos em Educação Matemática
- Teorias e Práticas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
- Teorias de Aprendizagem em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Práticas Educativas e Formação do Professor
- Tecnologias de Informação e Comunicação e a Prática Docente
- Seminários I de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
- Seminários II de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
- Resolução, Proposição e Exploração de Problemas e Construtivismo Social
- Pesquisa Qualitativa Aplicada ao Ensino de Biologia
- Modelagem Matemática
- Metodologias para o Ensino de Química Geral e Inorgânica na Educação Básica
- Metodologia e Didática no Ensino de Ciências e Matemática
- Instrumentalização para o Ensino de Físico-Química na Educação Básica
- História e Filosofia das Ciências e da Matemática
- Gêneros do Discurso na Pesquisa e na Sala de Aula de Ciências e Matemática
- Fundamentos de Álgebra
- Formação Científica, Cidadania e Compreensão Pública de Ciência e Tecnologia
- Filosofias da Matemática e da Educação Matemática
- Estágio Docência no Ensino Superior
- Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo de Uso das Tecnologias
- Epistemologia, História e Natureza da Ciência no Ensino de Biologia
- Epistemologia da Ciência e Ensino de Física
- Ensino de Ciências e Saúde
- Cultura, Arte e Ensino de Ciências
- Ciência, Tecnologia e Sociedade