PPGECM

PPGECM

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Linhas de Pesquisa

História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática

Investiga as dimensões histórica, filosófica e epistemológica relevantes para o ensino das Ciências e da Matemática, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que procurarão reunir subsídios para analisar, de forma qualitativa e quantitativa, a História da Ciência e da Matemática como forma de abordagem teórica e metodológica no processo de ensino e aprendizagem.

Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação

Considerando que a Ciência e a Tecnologia ocupam um espaço indiscutivelmente privilegiado na cultura de forma geral, com uma crescente demanda em termos de socialização do conhecimento científico, esta linha de pesquisa investiga a comunicação pública da ciência em espaços formais e não formais de educação, com particular interesse pela aproximação da ciência com outras manifestações culturais. Nesse sentido, explora de modo crítico e reflexivo a produção e utilização das tecnologias de informação e comunicação nos processos de formação, ensino e aprendizagem para compreensão da cibercultura e da evolução tecnológica, assim como produção de materiais multimídias de natureza didático-pedagógica que contribuam para o aprimoramento de habilidades e competências visando  melhor desempenho nas atividades de popularização, comunicação pública e ensino das Ciências e da Matemática.

Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática

Esta linha contempla os processos de ensino e aprendizagem e interações sócio-cognitivas por meio de pesquisas sobre a execução curricular, a sala de aula, o seu uso como laboratório e como espaço de formação, a utilização e impacto de materiais didáticos e de ferramentas teórico-metodológicas bem como os fundamentos cognitivos e científicos que os justificam. Estuda também a formação, desenvolvimento e modelagem de conceitos e de problemas no domínio das Ciências e da Matemática. Os projetos de pesquisa relacionados a esta linha visam a produção de meios que possibilitem antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica.