Laboratório de Biologia Marinha da UEPB obtém aprovação de projetos de pesquisa em organização internacional

17 de abril de 2015
Turbinella laevigataA Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve, recentemente, mais uma importante conquista em sua área de pesquisa. Dois projetos do Laboratório de Biologia Marinha (LBMar), do Câmpus de Campina Grande, foram aprovados pela organização internacional americana PADI Foundation, instituição sediada na Califórnia (EUA), que incentiva e financia projetos ambientais e educacionais que enriquecem o conhecimento da humanidade em relação ao ambiente aquático.

Os projetos aprovados foram “Population ecology of large-sized reef gastropods exploited by the marine curio trade: implications for conservation and management of Brazilian coastal reefs” (População ecológica de gastrópodes de grande porte do recife explorados pelo comércio de curio marinho: implicações para a conservação e gestão dos recifes costeiros brasileiros) e “Effects of ocean thermal anomalies on shallow-water coral reef systems in Northeastern Brazil after severe bleaching event” (Efeitos das anomalias térmicas do oceano no sistema de recifes de águas rasas, na região Nordeste do Brasil, após evento de branqueamento grave), que têm a orientação da professora Thelma Dias, do Departamento de Biologia da UEPB.

O primeiro projeto será desenvolvido pela mestranda Jacicleide Macedo Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UEPB e visa estudar aspectos ecológicos de três espécies de moluscos marinhos alvos de forte exploração para o comércio internacional de conchas ornamentais. A pesquisa será desenvolvida em três áreas marinhas protegidas no nordeste brasileiro, que são a área de proteção ambiental dos recifes de corais, no Rio Grande do Norte; o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, na Paraíba; e a área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Pernambuco.

Coral parcialmente branqueadoJá o segundo projeto será desenvolvido pela graduanda em Ciências Biológicas Camile Dias Avelino, com o objetivo de caracterizar a estrutura populacional das espécies de corais em quatro recifes costeiros do litoral da Paraíba, além de avaliar as taxas de branqueamento, mortalidade e a progressão de doenças nos corais.

Cada projeto receberá 3,2 mil dólares para desenvolver suas pesquisas e, segundo a professora Thelma Dias, “a obtenção deste apoio financeiro, além de dar visibilidade às pesquisas em Biologia Marinha realizadas na UEPB, e em especial junto ao Mestrado em Ecologia e Conservação, possibilitará o desenvolvimento de pesquisas de especial relevância para a conservação diante das mudanças climáticas globais que estão afetando de maneira drástica os ecossistemas marinhos de todo o mundo”. Os estudos devem ser finalizados até maio de 2016.

Ascom – UEPB