Missão científica no Paraguai e Argentina

14 de agosto de 2019

Abertura do III Congresso Internacional e Interdisciplinar sobre Humboldt e Bonpland em Assunção, Paraguai. Ao centro: Profa. Vera (Reitora da UNA) e Prof. Iranildo Melo (UEPB). Foto: MGM Gonçalves.No período de 29/07 a 02/08/2019 o professor José Iranildo Miranda de Melo, do Departamento de Biologia, Campus I da UEPB, e a mestranda Sabrina Soares Figueiredo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação participaram na qualidade de expositores, do III Congresso Internacional e Interdisciplinar sobre Humboldt e Bonpland, evento realizado entre 29 e 31/07/2019, sediado pela Sociedade Científica do Paraguai (SCP), em Assunção, organizado em parceria com a Faculdade de Ciências Químicas da Universidade Nacional de Assunção (UNA). Também foram visitados herbários paraguaios para análise das coleções da família Heliotropiaceae pelo professor Iranildo Melo e do gênero Sida (Malvaceae), este último o tema da dissertação de mestrado desenvolvida pela aluna Sabrina Figueiredo. Na Faculdade de Ciências Químicas da Universidade Nacional de Assunção, Iranildo Melo proferiu uma conferência abordando a diversidade florística da Caatinga além de haver participado de excursão realizada à cidade paraguaia de Santa María de Fé como parte das atividades do congresso sobre Humboldt e Bonpland.

Prof. Iranildo Melo no Herbário Carmen Cristóbal, na cidade de Corrientes, Argentina. Foto: MGM Gonçalves.

Dando prosseguimento à missão científica no Sul da América do Sul, o professor Iranildo Melo e a discente Sabrina Figueiredo realizaram estadia no período de 05 a 09/08/2019 no Herbário Carmen Cristóbal (CTES), Instituto de Botánica del Nordeste (IBONE), unidade pertencente à Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), na cidade de Corrientes, Argentina. Durante essa visita foram examinados os materiais da família Heliotropiaceae obtidos em diversos países da América do Sul, especialmente na Argentina, Bolívia e Paraguai, e a coleção de Sida sect. Malacroideae (Malvaceae) incluindo a análise dos espécimes tipos de todas as espécies desse grupo taxonômico. Nessa ocasião, o professor Iranildo Melo proferiu uma conferência sobre a diversidade florística da Caatinga.

Também participaram dessa missão os alunos Marcio Gleisson Gonçalves Medeiros, Fernanda Kalina da Silva Monteiro e Thaynara de Sousa Silva, essas últimas egressas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (PPGEC/UEPB) e atualmente doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGB/UFRPE), que participaram do congresso e visitaram conjuntamente todos os herbários paraguaios e o de Corrientes, na Argentina.

A Secretaria,
com escrita do Prof. Iranildo Melo.