4º BIOINDEX: Encontro sobre o Uso de Organismos como Bioindicadores

9 de setembro de 2013

Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2013, foi realizado na FIEP, em Campina Grande, o 4° BIOINDEX: Encontro sobre o Uso de Organismos como Bioindicadores, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, que contou com o apoio financeiro da CAPES, CNPq e da Sociedade Brasileira de Limnologia. O evento teve a presença de 320 estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais provenientes de diversos estados brasileiros que debateram sobre o uso de organismos como bioindicadores na avaliação da qualidade ambiental.

 

4Bioindex

 

A complexidade relacionada ao tema ainda é pouco conhecida, sendo fundamental o incentivo e apoio de órgãos governamentais e instituições universitárias para que a ciência consiga contribuir significativamente para sua compreensão, buscando estratégias preventivas para a conservação e gestão dos ecossistemas e consequentemente para uma melhor qualidade de vida das populações humanas.

 

Bioindex-001

 

O evento contou com a presença de renomados pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Distrito Federal e Minas Gerais. A Coordenação do PPGEC considerou o evento um grande sucesso e afirmou que o objetivo principal do evento foi atingido com a interação de alunos e pesquisadores das diversas áreas e linhas de pesquisas, com a geração de importantes parcerias para projetos futuros com outras instituições e com a ampliação da base de conhecimento sobre o tema.