PPGCTS

PPGCTS

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde

Programa – Intercâmbios/Convênios

O projeto NUTES criou condições para a Cooperação Técnica formal do Institute of Experimentelles Software Engineering – IESE, uma unidade do Instituto Fraunhofer da Alemanha. O Acordo de Cooperação Técnica entre a UEPB e o IESE/Fraunhofer prevê a realização das seguintes atividades:

  • intercâmbio de docentes e pesquisadores;
  • desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos;
  • desenvolvimento de programas de ensino e extensão conjuntos;
  • promoção de palestras e simpósios;
  • intercâmbio de informação e de publicações acadêmicas;
  • intercâmbio de estudantes.

No âmbito do acordo de cooperação técnica, a UEPB e o IESE/Fraunhofer firmaram um contrato de transferência de tecnologia para a criação na UEPB do primeiro laboratório brasileiro destinado a validar softwares embarcados em equipamentos e sistemas médicos.

Na área de prototipagem, a UEPB possui a parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a cooperação técnica objetiva o desenvolvimento de projetos na área de oncologia, envolvendo genética humana e citotoxicidade.

Outra parceria estratégica é com a Universidade Federal de Pernambuco, através do INCT/INAMI, com o objetivo de desenvolver produtos e otimizar processos mediante a síntese e a caracterização de produtos. Nesta cooperação destaca-se o desenvolvimento de biomateriais, carreadores de fármacos e medicamentos.