PPGCTS

PPGCTS

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde

Disciplinas

As disciplinas que compõem a grade curricular do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde têm carga horária de quarenta e cinco (45) horas de aula teórica ou atividades equivalentes.
Área de Concentração: Tecnologia em Saúde.

Disciplinas Obrigatórias:

Metodologia Da Pesquisa


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Método Científico em ciência e tecnologia aplicada à saúde. Método e Lógica. Tipos de pesquisa. Análise crítica de projetos de pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa. Discussão sobre instalação e condução da pesquisa científica, coleta e tratamento dos dados. Redação científica.

Engenharia Clínica


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Atuação do Engenheiro Clínico em estabelecimentos de Saúde, empresas produtoras de tecnologias em Saúde. Procedimentos para a aquisição e Gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares. Gerenciamento da manutenção preventiva e corretiva. Planejamento e instalação. Gerenciamento, supervisão e educação na área da saúde.

Metodologia De Projetos Tecnológicos De Produtos Médicos


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Abordas as principais metodologias e técnicas para a elaboração e desenvolvimento de projetos de tecnologias em saúde. A disciplina com conteúdo teórico e prático prepara o aluno para a elaboração de projetos tecnológicos para órgãos de fomento e agências de financiamento.

Disciplinas Eletivas:

Bioestatística


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Introdução à bioestatística – histórico e conceitos básicos; o estudo das variáveis; apresentação gráfica e tabular de dados; bioestatística descritiva – medidas de tendência central, medidas de variabilidade e dispersão, noções de probabilidade e distribuição; principais aplicativos utilizados em Bioestatística; noções de amostragem. Noções de probabilidade e distribuição; introdução ao estudo das hipóteses; principais testes de hipóteses; intervalo de confiança; testes paramétricos (ANOVA, Teste t de Student, Tabelas de Contingência); testes não paramétricos (Kruskall Wallis, Mann-Whitney, Wilcoxon); testes de acurácia e reprodutibilidade; delineamentos amostrais.

Biocompatibilidade De Produtos Médicos


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Definição de biomateriais: naturais e artificiais, não-implantáveis e implantáveis. Avaliação dos materiais que são destinados a estar em contato com os tecidos humanos por curtos ou longos períodos de tempo. Estudo das reações que ocorrem no material: troca de componentes, reações mecânicas, reações químicas e elétricas.

Economia Da Ciência, Da Tecnologia E Inovação Em Saúde


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Analisa e discute as questões relevantes no setor de saúde sob a perspectiva econômica. O curso está dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os elementos fundamentais da teoria econômica para analisar o mercado de tecnologias de saúde e inclui o estudo de tópicos como a pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção de tecnologias em saúde. A segunda parte trata da dinâmica dos sistemas de inovação em saúde, inter-relação entre os principais atores e protagonistas do sistema de inovação em saúde no Brasil e apresenta modelos de sucesso de sistema nacionais de inovação.

Segurança De Tecnologias Em Saúde


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Apresenta informações úteis sobre os problemas que podem ocorrer com uma tecnologia medica. Discute exemplos e estudos de casos que ajudarão a entender os requisitos essenciais de segurança e eficácia para as tecnologias em saúde. Os principais tópicos abordados: responsabilidade pelo produto; identificação de defeitos falhas em projetos, mau uso, negligencia; notificação de eventos adversos; gerenciamento de riscos; acidentes com tecnologias médicas.

Medição E Transdução De Grandezas Biomédicas


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Apresenta ações gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Eletrodos para medição de
biopotenciais. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação em tecnologias de saúde.

Anatomia Humana


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Estudo dos elementos básicos da Anatomia Humana. Conceitos de planos e manipulação de peças anatômicas para identificação dos elementos fundamentais da Anatomia. Introdução a Anatomia Sistêmica.

Fisiologia Humana


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Noções de fisiologia de sistemas. Biologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório, renal e digestório). Fisiologia endócrina.

Introdução À Física Médica


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Aborda as características e princípios de funcionamento de sistemas de imagem médica (raios X, medicina nuclear, ultrassonografia, tomografia, RMN) e equipamentos de radioterapia.

Tópicos Em Tecnologias Em Saúde


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Aborda temas de interesse na área de tecnologia em saúde em especial aqueles relacionados a aplicação de ferramentas e técnicas voltadas ao desenvolvimento e inovação de produtos, gestão de tecnologias e tendências tecnológicas.

Biomateriais: Interação Com Tecidos


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Biomateriais: histórico e definição. A natureza de biomateriais: polímeros sintéticos, biopolímeros e biocerâmicas. Caracterização de biomateriais: físico-química, mecânica e biológica. Correlações estrutura: atividade em biomateriais: tecido ósseo, conjuntivo, vasos e outros tecidos. Biocompatibilidade: processos de cicatrização, processo inflamatório, resposta celular aos implantes, efeitos sistêmicos e biomateriais, biocompatibilidade sanguínea (superfícies não trombogênicas). Tipos de implantes: metálicos, biocerâmicas, materiais poliméricos, materiais homólogos ou heterólogos. Comportamento clínico dos implantes. Novas tendências em biomateriais: design biológico; áreas de aplicações. Importância e ética no uso de biomateriais: normas de desenvolvimento e usos.

Computação Biomédica


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Analisa as necessidades computacionais da clínica médica, revisão de sistemas e aproximações que têm sido utilizadas para apoiar estas necessidades. Sistemas de auxílio à decisão médica. Inteligência Artificial. Sistemas de apoio à terapia e cirurgia. Processamentos de sinais biológicos por computador (ECG, EEG, etc.). Processamento de imagens biológicas (CT, US, NMR, PET, Medicina Nuclear, etc.). Aplicações no ensino médico. Modelagem e simulação. Aplicações na pesquisa médica. Aplicações na gestão de consultórios, clínicas e hospitais. Aplicações em saúde pública. Medicina social e preventiva, epidemiologia e estatística. Visão geral sobre as aplicações da informática na área de saúde. Natureza da informação em medicina. Evolução histórica. Áreas de aplicação. Aplicações na coleta e armazenamento de dados. Anamnese automatizada. Registro médico. Bancos de dados clínicos. Sistemas de codificação médica. Questões de privacidade e segurança. Apoio aos exames complementares e diagnósticos, aplicações no laboratório. Emissão e interpretação de laudos.

Instrumentação Biomédica


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Conceitos básicos de Instrumentação Biomédica. Introdução aos sistemas de medição de grandezas biomédicas. Principais características de construção, funcionamento e operação de equipamentos médicos para diagnóstico, terapia e apoio clínico (ex. eletrocardiógrafo, eletroencefalógrafo, eletromiógrafo, monitores de ECG, oximetria, terapia renal substitutiva, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmonar, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, central de gases, autoclave, etc).

Regulação Sanitária De Produtos Médicos


(03 Créditos – 45 horas/aula)

Ementa: Definição de biomateriais: naturais e artificiais, não implantáveis e implantáveis. Avaliação dos materiais que são destinados a estar em contato com os tecidos humanos por curtos ou longos períodos de tempo. Estudo das reações que ocorrem no material: troca de componentes, reações mecânicas, reações químicas e elétricas.