Corpo Docente

DOCENTES PERMANENTES

Graduado em Biomedicina (2012), Ciências Biológicas-Licenciatura (2020) e Farmácia (2020), Mestre (2015) e Doutor (2019) em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o mestrado desenvolveu seu projeto atuando na área de Bioquímica e Farmacologia Geral principalmente em pesquisa envolvendo os seguintes temas: atividade biológica (antiinflamatório, antimicrobiano, antinociceptivo, antidiabético e antitumoral), toxicidade, plantas medicinais e terapêutica. Em seu projeto de doutorado desenvolveu sua pesquisa com produtos naturais da Caatinga, inibidores de protease e aplicações na resistência à insulina. Em docência atuou em cursos técnicos e de graduação da área da saúde e como colaborador da disciplina de Fisiologia Humana dos cursos de graduação em medicina, odontologia e enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi Pesquisador bolsista em Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPq no Laboratório de Farmacognosia da UFPE de 01/2019 a 01/2020 e Pesquisador bolsista (BFP-FACEPE) no Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UFPE (01/2020 a 01/2023). Até o momento, coorientou 8 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado. Foi Professor Substituto de Farmacologia da UFPE (06/2021- 05/2023). Atualmente é membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB. Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia Experimental, com ênfase em Produtos Naturais e experimentação in vivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividades biológicas de plantas medicinais da Caatinga e aplicações biotecnológicas de extratos, óleos essenciais, processos extrativos, proteínas (lectinas e inibidores de proteases) e metabólitos secundários. Currícula Lattes: http://lattes.cnpq.br/1391628714654744

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994) e graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Bolsista de iniciação científica (1994-1996), no Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopatia e Fitoterapia da UFPB. Possui mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2006). E Pós-doutorado em Fármacos e Medicamentos pela USP/SP (2014). Foi coordenadora do curso de graduação em Farmácia, chefe adjunta do departamento de farmácia e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em ciências farmacêuticas da UEPB. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual da Paraíba e coordenadora do Programa de Pós-graduação em ciências farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba. É coordenadora na UEPB do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia “Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos” (INCT – RENNOFITO), que tem como coordenador geral o Prof. Dr. Marcelo Sobral (UFPB). Orienta alunos de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado e Doutorado. É Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC), estando credenciado como Avaliadora de Cursos de graduação em Farmácia do SINAES/MEC. Membro da Associação Brasileira de Análise Térmica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em desenvolvimento de medicamentos sintéticos e fitoterápicos, controle da qualidade de medicamentos, análise térmica e plantas medicinais. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Farmacêuticas, desenvolvimento de medicamentos, análise térmica, plantas medicinais, microbiologia e farmacologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0640671064146120

Possui graduação em Farmácia (2001), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2004) e doutorado em Ciências da Saúde (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor doutor nível D RETIDE da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica, Tecnologia e Nanotecnologia Farmacêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsão, micro/nanopartículas e filmes poliméricos como sistemas transportadores de fármacos. Atualmente é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UEPB.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6407334157973308

Pesquisadora de Desenvolvimento Cientifico Regional do Estado da Paraíba (DCR), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2020), na área de Produção e Controle de Medicamentos com período sanduíche no departamento de Farmácia e Instituto Andaluz de Ciências de la Tierra (IACT) pela Universidad de Granada (UGR) na Espanha (2019). Possui Mestrado pelo mesmo programa e mesma área (2016) e graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2014), onde no mesmo período, estagiou no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), desenvolvendo atividades no setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com enfoque em estabilidade de medicamentos. A área de ênfase é Farmacotécnica, com atuação profissional como consultora técnica do departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do grupo Pharmapele, Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade Físico Químico de Medicamentos, com experiência em nanomedicina com nanomateriais a partir de argilominerais para liberação de fármacos. Atualmente é membro do Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF/UEPB), sendo também professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UEPB). (Texto informado pelo autor)

Professor doutor C da Universidade Estadual da Paraíba ? Campus V- João Pessoa/PB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB. Possui graduação com habilitação em Indústria Farmacêutica e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).Foi diretor do Centro de Ciëncias Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba de 2010 a 2012. Entre 2013 e 2014 realizou estágio pós-doutoral na Université Paris Sud XI (França). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase no estudo de novos sistemas de liberação de fármacos e suas interações com o sistema imunológico, atuando principalmente no estudo de nanosistemas/microsistemas para liberação controlada de fármacos e uso de novos polímeros para a obtenção de novos sistemas farmacêuticos e suas interações com o sistema complemento e captura pelo sistema retículo endotelial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9506411475317395

Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) com Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Realizou estágio no exterior (PDSE-Capes) no Trinity Biomedical Science Institute – Trinity College Dublin (Irlanda). Pós-doutorando em Ciências Farmacêuticas, com enfase em Oftalmologia e Ciências Visuais pelo PPGCF-UEPB (2018). Possui colaboração com instituições nacionais, internacionais (Irlanda, Argentina, Portugal, Bélgica, Cazaquistão) e com a industria farmacêutica. Atualmente é professor associado III da Unifacisa e docente colaborador do PPGCF-UEPB. Desenvolve pesquisas nas área de Novos produtos de interesse farmacêutico para uso oftálmico e de medicamento veterinários. Tem experiência na área de produção e controle de medicamentos, fitoterápicos e cosméticos.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4457286315796223

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, área de concentração de Tecnologia de Alimentos, pela Universidade de São Paulo. Concluiu estágio de Pós-Doutorado como bolsista de Desenvolvimento Científico Regional C na Embrapa Caprinos e Ovinos (2012). Atualmente é professora do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos da mesma instituição. Tem experiência na área de Nutrição Humana, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: probióticos, prebióticos, fibras alimentares, ingredientes alternativos, aproveitamento de resíduos e subprodutos da indústria de alimentos, agregação de valor aos recursos da biodiversidade da Região Nordeste do Brasil, em especial do Semiárido, desenvolvimento de produtos lácteos funcionais e análise de alimentos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8720274041995523

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor doutor, nível D, na Universidade Estadual da Paraíba e leciona as disciplinas de Fitoquímica e Controle de Qualidade Físico-Químico no Estágio Supervisionado em Medicamentos. É membro efetivo do mestrado em Ciências Farmacêuticas, na mesma instituição, lecionando disciplinas correlacionas a identificação de compostos orgânicos (RMN, IV, UV e EM). Tem experiência na área de Fitoquímica atuando, principalmente, na extração, isolamento e identificação de metabólitos secundários.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2877008206355861

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Paulista (2008), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é Professor Colaborador e Pós-Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba. Revisor de periódicos na área de Ciências Farmacêuticas. Possui projetos em colaboração com duas instituições internacionais (Universidad de Castilla-La Mancha – Almadén, Espanha e University of Ulster – Coleraine, Irlanda do Norte – UK). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para liberação de substâncias ativas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7718234509377672

Possui graduação em Licenciatura em Química (1997), mestrado (1999) e doutorado (2008) em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Paraíba e na Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé – Argentina), em 2014/2015. Atualmente é professor Associado – nível A da Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como Coordenador Geral de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB (2015-2018), chefe de Departamento de Química (2009-2011), presidente de Núcleo Docente Estruturante do curso de Química Industrial (2014-2016) e representante docente junto ao Conselho Superior Universitário (2011-2013 como titular e 2013-2015 como suplente). Participa como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas. Coordena o Laboratório de Química Analítica e Quimiometria (LQAQ). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria, atuando no seguintes temas: controle de qualidade, análise de biocombustíveis, alimentos e fármacos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2790322814354811

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco / Université Louis Pasteur – Université de Strasbourg (2009). Atualmente é professor adjunto C do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Coordenador da Farmácia Escola, responsável pelo setor de criação e desenvolvimento. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e do programa de pós-graduação em Química da UEPB. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química Medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho de fármacos, síntese orgânica, antitumorais, antiparasitários, antiinflamatórios, N-acilidrazônicos, acridina e citotoxicidade.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3707776918049437

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor adjunto de Farmacodinâmica da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas:Plantas medicinais, atividade antiulcerogênica, anti-inflamatória e analgésica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3360729786561207

Possui graduação em Biomedicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (2009). Mestre em Virologia (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, desenvolvendo pesquisas para a detecção molecular de vírus em animais domésticos e selvagens e epidemiologia molecular. Durante o Doutorado em Biologia Celular e Molecular (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, executou diversos trabalhos envolvendo o desenvolvimento de novos adjuvantes vacinais, especialmente nanopartículas baseadas em metabólitos secundários de origem vegetal (saponinas). No período de 2015-2018, foi bolsista de pós-doutorado pela CAPES na UFRGS atuando na área de genômica viral e genômica de microorganismos. Foi professor visitante da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO (2018-2020) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na área de bioprospecção de metabólitos secundários de bactérias autóctones do semiárido paraibano e genômica bacteriana. Atualmente atua como pós-doutorando na Agência UFPB de Inovação Tecnológica. Possui experiência na área de Virologia, Microbiologia, Imunologia, Biologia Molecular e Sequenciamento de Alto Desempenho e isolamento e caracterização de metabólitos secundários de microrganismos e plantas. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0442192229077085

DOCENTES COLABORADORES

Possui graduação em Engenharia Química – Campina Grande PB pela Universidade Federal da Paraíba (1980), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor/doutor da Universidade Federal de Campina Grande e professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: soro de queijo, produção de etanol, fermentação alcoolica, sorgo sacarino e qualidade microbiologica.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7204618689024854

Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Mestrado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2010) na área de medicamentos e cosméticos (conceito CAPES 7). Realização de estágio de Doutorado Sanduíche CNPq Programa Ciências Sem Fronteiras no Laboratoire d’Organogénèse EXpérimentale -LOEX da Université Laval, Quebec, Canadá (2013). Doutorado em Ciências (conceito CAPES 7) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2014) na área de medicamentos e cosméticos. Pós-Doutorado em sistemas Nanoestruturados pela Universidade Federal de Goiás (2014-2015). Professor Doutor ministrando as disciplinas de Tecnologia e Inovação Farmacêutica, Farmacotécnica Básica, Estágio supervisionado VI e Cosmetologia na UNIFACISA no curso de Farmácia. Áreas de atuação: tecnologia farmacêutica, processos industriais farmacêuticos, farmacotécnica, cosmetologia e controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, com ênfase nos seguintes tecnologias: spray drying, spray congealing, spray freeze drying; leito fluidizado, desenvolvimento de sistemas micro e nanoencapsulados em formulações farmacêuticas, fotoestabilidade, retenção cutânea e avaliação fotoprotetora na pele usando modelos alternativos como cultura de células, pele humana e pele reconstruída (artificial) in vitro. 18 artigos publicados dos quais 8 são de primeira autoria, representando uma média de fator de impacto de 4,489 (JCR) e no total de 3,834. Além de ser participante de 3 patentes referentes a produto e processos tecnológicos na área farmacêutica. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2767839845526374

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas (2011 – 2016), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2016 – 2017), e doutorado em Química (2017-2022) atuado na área de desenvolvimento de fármacos, com experiência em química de produtos naturais, síntese de compostos orgânicos bioativos, e atuando principalmente na área de modelagem molecular. Possui experiência em métodos de Planejamento de fármacos baseado em estrutura (SBDD), como dinâmica molecular, docking, modelagem por homologia, e modelagem farmacofórica, bem como métodos baseados em química quântica (DFT) e planejamento de fármacos baseado na estrutura do ligante (LBDD). Possui produção científica voltada para o uso de técnicas de modelagem molecular na identificação e desenvolvimento de compostos contra doenças negligenciadas, vírus, câncer e inflamação. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvendo sua pesquisa em síntese orgânica e modelagem molecular aplicada na busca de novos compostos anti-inflamatórios. Atua ainda como editor convidado na revista Current Topics in Medicinal Chemistry. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB orientando em nível de mestrado acadêmico na linha de pesquisa de Química Medicinal. É professor e pesquisador no Centro Universitário Cesmac e Faculdade Estácio de Alagoas. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5235851376395806

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando na pesquisa de novas moléculas com atividade diante de micro-organismos multirresistentes. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba, seguindo a linha de pesquisa de Obtenção e Avaliação da atividade biológica de produtos naturais, com enfoque em substâncias produzidas por micro-organismos. Graduada em Farmácia, com habilitação generalista, pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui formação de nível técnico em laboratório de análises clínicas. Atualmente atua no laboratório de Microbiologia vinculada através de concurso público à Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Clínica e Atividade Antimicrobiana de extratos/fitoconstituintes. (Texto informado pelo autor) Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8653024890506888