Professor da USP participa de atividade na UEPB e ministra curso sobre “Redação de Artigos Científicos”

27 de junho de 2012

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está promovendo, de hoje até a próxima sexta-feira (22), o curso “Redação de Artigos Científicos”. Ministrado pelo renomado professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, Adalberto Pessoa Júnior, o curso tem como finalidade oferecer aos alunos de pós-graduação algumas ferramentas que proporcionam as condições mínimas necessárias para o preparo, redação e publicação de artigos científicos, assim como auxilia-los a observar, pensar, planejar, organizar, rever e transmitir suas ideias.

Destinado aos 15 alunos da 2º turma do Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UEPB, o curso está acontecendo no auditório do prédio das Três Marias instalado no Campus I da Instituição, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. Na abertura do curso, o professor Adalberto Pessoa falou um pouco de sua experiência profissional e procurou mostrar aos alunos que não existem segredos nem fórmulas mágicas para se escrever artigos científicos.

Com a experiência acumulada nos cursos que fez e em seu convívio com o meio acadêmico, ele enfatizou que os alunos de pós-graduação não tinham a obrigação de saber escrever artigos, mas precisam dominar os conhecimentos mínimos para produzir um texto científico conforme proposta de seus orientadores. “Não se preocupem em escrever um texto bonito, como se fossem Machado de Assis ou Fernando Pessoa. O que importa é escrever bem um artigo técnico”, observou.

Ele observou que não é fácil escrever um artigo, mas também não existem mistérios para aprender. De forma objetiva, Adalberto lembrou que o artigo científico é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão.

Citando seu próprio exemplo, o professor admitiu que também tinha dificuldade para escrever um artigo científico, principalmente em inglês, mas com esforço e força de vontade buscou as orientações de professores experientes na área, que lhe capacitaram para essa tarefa. Atualmente, ele possui 105 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, com 873 citações e Fator H igual a 15.

Estudante da 2º turma do Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas UEPB, Alessandra Poliana da Silva já escreveu quatro artigos científicos, sendo que quatro foram publicados em jornais locais e um em uma revista de circulação nacional. Alessandra, que já está produzindo o seu 5º artigo, considerou importante a iniciativa da coordenação do Mestrado de trazer um renomado professor para transmitir as técnicas necessárias que permitirão aos alunos aperfeiçoar a arte da escrita científica. “Vai nos ajudar muito”, comentou.

De acordo com o coordenador do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UEPB, professor José Alexsandro da Silva, o curso visa familiarizar os alunos de pós-graduação com o grande desafio que é a produção de um artigo científico. “Nossa finalidade é oferecer aos alunos do Mestrado a capacidade de redigir um artigo científico com qualidade”, explicou. Segundo o professor, durante o curso os alunos vão ter condições de identificar as dificuldades inerentes ao texto científico, quer seja na língua portuguesa ou na língua inglesa.

Será possível identificar, ainda, os erros frequentes que se cometem na hora de redigir o artigo, bem como a capacidade de corrigir os erros e evidenciar uma redação dentro do tema proposto por seus respectivos projetos de pesquisa. O curso contempla temas de importância na área das Ciências Farmacêuticas e da Biotecnologia e abordará características formais e particularidades de um texto científico, bem como a identificação de erros frequentes na escrita de um artigo e os aspectos éticos em trabalhos desta natureza.