Professor da USP visita UEPB e ministrará curso no Mestrado em Ciências Farmacêuticas

14 de junho de 2012

O professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, Adalberto Pessoa Júnior, visitará a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na manhã da próxima segunda-feira (18), onde ministrará curso para alunos do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Instituição. O Curso de “Redação de Artigos Científicos” é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB e será ministrado entre os dias 18 a 22 de junho.

A vinda do professor da USP para ministrar um curso na UEPB é fruto de um projeto aprovado e intitulado “Desenvolvimento de Processos e Produtos Farmacêuticos e Biotecnológicos Utilizando o Potencial de Sustentabilidade do Semiárido” na Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes – Ação Transversal nº06/2011 – Casadinho/Procad. Na ocasião será firmado um acordo de cooperação acadêmica e científica entre a UEPB e a USP.

De acordo com o coordenador do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UEPB, o professor José Alexsandro da Silva, a missão de Adalberto Pessoa Júnior será “familiarizar os alunos de Pós-Graduação com o grande desafio que é a produção de um artigo científico”, disse.

O curso contemplará temas de importância na área das Ciências Farmacêuticas e da Biotecnologia, e abordará características formais e particularidades de um texto científico, bem como a identificação de erros frequentes na escrita de um artigo e os aspectos éticos em trabalhos desta natureza. “Ao término do curso esperamos que nossos alunos tenham condições de reconhecer e diferenciar um texto científico de excelente qualidade, por exemplo, um Qualis A1, em detrimento de outro de menor impacto científico, além de identificar as particularidades e normas essenciais de redação e, sobre tudo, ser capaz de redigir um artigo que possa ser publicado em uma Revista ISI ou Scielo”, enfatizou o professor José Alexsandro da Silva.

A visita do professor Adalberto Pessoa Júnior é um marco para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB, visto que se trata de um pesquisador de reconhecimento mundial. Adalberto Pessoa é livre-docente e professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, Editor-Chefe do periódico Brazilian Journal of Microbiology, Presidente da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, coordenador da Rede Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica do INCT_IF, membro do corpo docente do Colégio de Doutorado da Universidade de Gênova (Itália).

Também é professor visitante do curso de Mestrado em Emergias Renováves da Universidad Autónoma de Guadalajara (México) e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular Aplicada da Universidad de La Frontera (Chile). Possui 105 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, com 873 citações e Fator H igual a 15.