No dia do Farmacêutico, boas novas e breve panorama da Graduação em Farmácia da UEPB

25 de outubro de 2011

Hoje, 20 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a data, a Graduação em Farmácia da UEPB traz boas novas acerca do curso, que se referem a projetos de extensão e pesquisa e ao Mestrado em Ciências Farmacêuticas, recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que deverá abrir seleção para a primeira turma em breve. Além disso, a chefe adjunta do Departamento de Farmácia, professora Ana Cláudia Dantas de Medeiros, que integra o Conselho Regional de Farmácia, lembrou que justamente hoje, o professor do Departamento, Josimar dos Santos Medeiros, receberá a Comenda do Mérito Farmacêutico, em Brasília, por parte do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

 

Criada pelo CFF por meio da Resolução número 323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico é constituída por uma medalha e por um diploma e é a maior honraria concedida pelo setor. As condecorações têm o objetivo de distinguir instituições, autoridades, farmacêuticos e outros profissionais ligados à área da saúde, como forma de reconhecimento à luta e às conquistas relacionadas à profissão farmacêutica. O ato de outorga acontece nesta quinta-feira, às 19h30, no Memorial JK. A data do evento se deve à comemoração do Dia do Farmacêutico e consiste em uma grande honra para o professor e para a Instituição receber tal láurea.

 

Já a coordenadora adjunta do curso, professora Karlete Vânia Mendes Vieira, informou acerca do enquadramento do curso de Farmácia da UEPB com Formação Generalista, que amplia o campo de atuação do farmacêutico formado na Instituição. “Fomos o segundo curso da região Nordeste a aderir a este novo currículo”, revelou.

 

A Formação Generalista nos cursos de Farmácia tem pautado as discussões de currículos nas Instituições de Ensino Superior (IES) e auxiliado o futuro profissional a encontrar mais opções no mercado de trabalho. Anteriormente, o farmacêutico era visto como aquele profissional que ficava atrás de um balcão, respondendo pela farmácia ou drogaria e hoje, espera-se que esta visão comece a mudar.

 

Extensão

 

“Podemos destacar diversos projetos de extensão: Ceatox, Hiperdia, Sim, e vários outros de pesquisa. Há ainda o Laboratório de Análises Clínicas (LAC), que recentemente inaugurou instalações no campus de Bodocongó”, disse a professora Karlete.

 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ceatox) funciona no Hospital Regional, em Campina Grande, e pela UEPB é coordenado pela professora Sayonara Fook, com participação de diversos alunos e profissionais da saúde. O Hiperdia é um projeto de combate e tratamento às doenças hipertensão e diabetes e ocorre nos serviços municipais de saúde, sob coordenação da professora Socorro Queiroz. O Serviço de Informação de Medicamentos (Sim) é um projeto coordenado pela docente Lindomar Farias Belém, sediado no Hospital da FAP, também em Campina Grande.

 

 

Juliana Rosas