Oficina: Avaliação do Potencial Hemolítico em Eritrócitos Humanos

7 de fevereiro de 2020

Oficina: Avaliação do Potencial Hemolítico em Eritrócitos Humanos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Farmacêuticas convida todos os docentes e discentes para participar da oficina intitulada: “Avaliação do Potencial Hemolítico em Eritrócitos Humanos”.

Considerado como um teste de citotoxicidade de diferentes substâncias e materiais recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e incluído nos guias para avaliação de segurança de cosméticos e da American Society for testing and Materials (ASTM F756) como parte dos testes toxicológicos, essa teste se baseia no método descrito por Rangel e colaboradores [1]. Ademais, é um teste simples, rápido e barato para estudar a toxicidade ou efeito protetor das diferentes substâncias e materiais.

A presente oficina visa a instrução aos profissionais da área de saúde quanto aos conhecimento teórico e prático para realização do experimento. Na Oficina serão abordados as principais vantagens da técnica, assim como suas limitações. Por fim, com o intuito de reforçar o aprendizado teórico, uma demonstração da metodologia será realizada.

Local: LABDEM e LDCPF, Prédio das três Marias, Campus I, UEPB.

Data: 10 de fevereiro de 2020, início às 9 horas.

Palestrantes:

  • Mariana Morais Dantas
  • Naara Felipe da Fonsêca
  • Demis Ferreira de Melo
  • Organizadores:
  • João Augusto Oshiro Junior
  • Felipe Hugo Alencar Fernandes

 

[1] RANGEL, M. et al. Hemolytic activity in extracts of the diatom Nitzschia. Toxicon, v. 35, n. 2, p. 305-309, 1997.